quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Português ou Brasileiro???

Ainda quando estava na Irlanda eu e a Tati brincavamos com os portugueses que conheciamos sobre a maneira deles falarem... a Tati sempre disse que eles não falavam português... e ficava muuuito brava quando diziam que falávamos brasileiro...rs... mas hoje, depois de 5 meses em Portugal digo com certeza: FALAMOS BRASILEIRO!!!
Nos meus primeiros dias de aulas quase não entendia o que as professoras diziam, na verdade até hoje aqui em casa (moro com 3 portuguesas), fico meio sem entender direito algumas coisas...
Por causa das diferenças já paguei alguns micos básicos...rs... vamos a eles...
O primeiro deles é o jeito deles se despedirem... eles falam ADEUS... o que pra mim é muito estranho... adeus é pra quem não iremos ou não queremos nunca mais ver, certo?
Não... aqui é Adeus e ponto!
Pois... eu acostumada com o tchau e os frequentes "vai com Deus"... respondia, até umas semanas atrás, Amém... =S
O pior era dizer amém e logo depois se lembrar "não Monique é adeus e não vai com Deus..."
O segundo mico básico aconteceu lá na loja onde trabalho... a senhorita aqui não sabia que aqui em Portugal dizemos cueca tanto pra roupas de baixo feminina quanto masculina...
Então.., em um dia de trabalho como outro qualquer entra uma senhorinha na loja e ocorre o seguinte diálogo:
Senhora: A menina quer cuecas?
Eu: (cara estranha) Não obrigada...
Senhora: Tem certeza, tem cuequinhas novas...
Eu: Não obrigada...
Senhora: Não quer nem ver?
Eu: (querendo dar uma de esperta) Mas senhora, pra que que eu vou comprar cuecas se eu não tenho nem marido???
Senhora: ???????????
Não fosse a Thaisa (a menina que trabalha comigo) me dizer que cueca era de mulher tb... eu ia ficar ali jogando piadinhas igual uma parva (besta) pra coitada da senhora!!!
Bom... esses são só dois exemplos... porque não tem como colocar aqui a maneira como eles falam pra dentro... e que complica a nossa vida...
Conheci portugueses que amam a nossa maneira de falar... inclusive meus alunos que adoram falar brasileiro... dizem que é mais engraçado... que é mais "docinho", blá, blá, blá... só sei que aarentemente é mais fácil de entender não só pra mim...rs.. conheci uma espanhola esse final de semana que disse que era mil vezes mais fácil entender brasileiro que português... ela não soube dizer por que, mas deve ser por causa da tal musiquinha...
Bom, por hoje é só...
Adeus...
Beijinhos...

Um comentário:

Tati. disse...

os italianos também acham mais fácil de entender "brasileiro". outra coisa, a gente que fala engraçado?!?! hahahah o jeito dos portugueses falarem é cômico! saudades de ouvir o acento tuga :) heheh