terça-feira, 16 de setembro de 2008

Visto em Dublin para Portugal

Muitas pessoas têm me perguntado se é difícil conseguir o visto pra Portugal daqui, se é mais fácil do Brasil, etc, etc, etc...
Sinceramente não sei se é mais fácil daqui, mas acredito que sim. Apesar de ter ido no consulado português 3 vezes para enfim ter todos os documentos, o visto saiu em 15 dias!!! Não cheguei a pesquisar como seria no Brasil, mas tenho uma colega indo pra França e segundo ela, sem dúvida é mais fácil tirar direto daqui.... pra mim a única explicação seria a de já estarmos na Europa, o que pularia uma barreira, apesar de não precisar de visto pra entrar na Irlanda. Porém, ATENÇÃO, não são pra todos os países que podemos tirar o visto fora do nosso país de origem.
Vamos à lista de documentos necessários para o visto:
- Foto 3x4 colorida;
- Documento da escola;
- Comprovante de estadia;
- Documento que comprove que você pode se sustentar por lá (carta do pai, extrato bancário...);
- Atestado de antecedentes criminais (sim!!! Preferencialmente o federal, mas aceitaram o meu da civil)
- Caso esteja a mais de 6 meses na Irlanda o atestado de antecedentes criminais daqui (Police Certificate);
- Passaporte;
- I.D.;
- Seguro Saúde;
- Atestado Médico (traduzido para o português).
- 80 euros
Bom é isso!!!
Nem é muita coisa, comparado aos documentos pra França isso aqui não é nada.
Mas é bom pra facilitar a vida de quem quer ir, porque até descobrir quais eram os documentos necessários foram algumas visitas e muitos telefonemas!
Pra quem pensa em ir: Boa sorte e nos vemos por lá!!!

3 comentários:

Tati. disse...

hmmm ótimas dicas!!! quem sabe eu não tomo coragem e me mando de novo pra lá também.. :)
beijos!!

Tati. disse...

e boa sorte no velho mundo! :)

Unknown disse...

Obrigado pela informação.