segunda-feira, 20 de julho de 2009

Até que a morte os separe???

Qualquer casamento que se preze tem a típica frase "até que a morte os separe".... mas venhamos e convenhamos, cada dia mais essa frase fica sem sentido, as pessoas quase não ficam casadas até que "a morte" bata a porta, estou errada?
Pois bem, pra engrossar esse coro, numa outra vertente, existem casais que morrem juntos pra que nem mesmo a morte os separem!!!
Como assim???
Vamos começar do começo...
Pra quem não sabe, existe na Suíça uma organização chamada Dignity in Dying que cobra cerca de 4600 euros pra que você tenha o direito de se matar... um suicídio assistido. Em geral as pessoas que procuram esse 'serviço' são pessoas que estão em estado terminal. Porém existem casos de pessoas que mesmo tendo muita vida pela frente decidiram ter uma morte assistida, como um esportista de 23 anos que após perder os movimentos do corpo preferiu morrer, literalmente!
Essa semana foi um casal britânico que recorreu à instituição para morrerem juntos. Edward Downes, maestro conceituado, após descobrir que sua mulher tinha poucos meses de vida, decidiu, juntamente com ela, que iam morrer juntos, que a morte não seria capaz de separá-los, afinal ele não saberia viver sem ela!
O caso não foi o primeiro, outros casais já fizeram essa opção!
Parece cena de filme, ou aquelas estórias de livros românticos... o casal que se ama tanto que morrem juntos, de mãos dadas... fico curiosa se seria preciso um caixão duplo, pra que os corpos também não fiquem separados depois do tal ato suícida!!!
Depois que li a matéria que falava desse caso fiquei pensando... meu Deus (sim só Deus mesmo :S) será que não existe mais um meio termo?
Será que as pessoas não conseguem mais viverem juntas, mas ainda assim preservarem sua individualidade? Será que é impossível sermos seres individuais mas ao mesmo tempo companheiros de vida (atenção de vida e não de morte!!!)?
Quando se tem individualidade demais o casamento não dura até a morte, quando não se tem individualidade você morre por alguém, por relacionar TODA a sua felicidade com um amor...
Ai, ai... não tenho muita experiência pra falar disso... mas eu juro que quero um meio termo disso tudo!!!

Nenhum comentário: