segunda-feira, 13 de julho de 2009

Qual o seu nome?

Todos nós sabemos como nós brasileiros somos "criativos" quando damos nomes aos nossos filhos, não é?
.
Quem é que nunca recebeu um e-mail com nomes absurdos que existem por esse Brasil a fora???
.
Concordo que muitas vezes fico com dó das crianças, que coitadas não tiveram opção de escolha e têm de aceitar esses nomes absurdos mesmo...
.
Esses dias em conversa com a Joaninha descobri que aqui em Portugal você não pode colocar o nome que lhe vem na telha não senhor!!!
.
Aqui existe uma lista de possíveis nomes!!! Que??? Sim... eu sei, é meio estranho, né?
.
É uma lista bem grande, mas que logicamente não contempla todos os nomes, ela vai sendo atualizada de acordo com novos nomes "proibidos" que vão surgindo... algo muito democrático: chegou no cartório, não gostaram do nome, acham que aquilo não é nome e que não esteja na lista, pronto! Mais um nome pra listinha dos "nomes proibidos"!
.
Primeiro não quis acreditar, depois adivinhem o que fui fazer?
.
Será que eu poderia ter o mesmo nome se tivesse nascido em Portugal?
.
Não... não poderia... Monique não pode... só Mônica que pode!
.
Tenho que concordar que muitos dos nomes proibidos que estão na lista não deveriam mesmo ser permitidos... são realmente feios, por exemplo, coitada da criança que se chamaria Betsabeia, Dmitreiy ou algo assim...
.
Aparentemente parece que traduzem pro português alguns nomes, Dirk não pode, mas Dirque pode... Darcy não pode, mas Darci...
.
Nomes "comuns" no Brasil não são aceitos, como Ailton, Alcione, Adilson, Aguinaldo (isso ficando só na letra A)
.
Tudo isso é muito estranho e me faz confusão... supomos que um casal de indianos tenham um filho aqui em Portugal e queiram dar um nome indiano à criança... eles podem não conseguir... se a pessoinha que estiver no cartório cismar que aquilo não é um nome não é e ponto!
.
E você, qual o seu nome? Será que ele tá lista?
.
.
Beijosss

3 comentários:

Wagner,Brasil disse...

Buááááááááááá..."eu" não poderia "existir" em Portugallllll...Buáááááááááá...WAGNER

Denise disse...

Ufa... Ainda bem que eu podia continuar com meu nome e dar o nome de Caio ao meu neném... rsrsrs.
Bjo amigaa. Dê (a mãe do Caio)

Artur Silveira Pinto disse...

Não acheii o meu quem achar me fala
Artur